Previdência privada
A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública e uma excelente forma de garantir uma vida tranquila para você e sua família, através de uma pequena contribuição mensal que irá complementar a aposentadoria básica da Previdência Social. As seguradoras oferecem dois modelos de previdência privada, o PGBL e o VGBL, que possuem como principais diferenças a forma de tributação e incentivo fiscal.
Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal.
Nos planos de previdência privada, é possível escolher o valor da contribuição e a periodicidade em que ela será feita. Uma pessoa pode contribuir com R$ 100 uma vez por ano, por exemplo. É claro que o valor que receberá quando começar a fazer uso dessa previdência será proporcional ao que contribuiu.
Além disso, o valor investido em um plano de previdência privada, pode ser resgatado em uma eventual necessidade ou desistência.
No momento em que é escolhido um plano, é importante estar atento à forma de cobrança de impostos.